Mini WRC
Com a alteração dos regulamentos de WRC, para os motores 1.6L, vimos o anúncio da entrada da Mini no munidal, com o suporte da BMW e da Prodrive.
Dois nomes fortíssimos no mundo da competição automóvel, levando muitos a questionar se não seria este um projecto ganhador desde o primeiro momento. A base útilizada foi o Countryman, altamente modificada para este fim.
Com Dani Sordo ao volante o Mini tinha como objectivo cumprir a época de 2012 a tempo inteiro, depois de 2011 ter efectuado alguns rallys. Uma estreia em Monte Carlo com um segundo lugar, muitos acreditaram que poderia chegar a patamares maiores. À chegada ao Rally de Portugal surgia então a evoluação, o 01B, procurando ainda mais capacidade para discutir com os da frente.
De um momento para o outro a BMW abandona o projecto, a Prodrive não aguentando o projecto sózinha, concluíu assim o progrma, não se voltando a ver os Minis Vermelhos.
Não esquecendo que o piloto português Armindo Araújo pertenceu a esta equipa. Se não fosse esse recuar por parte do construtor alemão quem sabe até onde poderia ter chegado o piloto luso.
Um carro que marcou o regresso de um nome que muito marcou o Mundial e que deixará os fãs ainda a recordar como o escape do Mini WRC produzia um som único, alguns chegando a afirmar que "parecia que se partia todo".....