Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kit d'Unhas

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

R-GT, porquê?

Como sabemos a FIA está empenhada em encontrar formas para ter uma maior variadade de carros nas especiais pelo mundo inteiro. E nesse sentido vimos o surgimento dos R-GT, carros que nasceram para os circuitos, mas que, de alguma forma, vieram parar aos Rallys.

Mas a verdade é esta: os Porsche 911 já tinham alguma presença na Europa mesmo antes destas regras. Posteriormente à implantação destas, só 2 carros novos surgiram.

Tuthill-Porsche-911-RGT-Launch-4.jpg

Trata-se do Lotus Exige e o Fiat 124 Abarth. Mas destes dois a história não tem sido amiga.

O Lotus apareceu, testou e correu em Portugal, mas ficou por aí, não esquecendo que se tratava de um projecto oficial.

53403_rgt5_800x533.JPG

Do Fiat tem sido ainda pior, o carro está a competir e existe um pouco por toda a Europa, mas tal como foi noticiado hoje, o piloto da Abarth espanhola, abandonou o projecto pois não consegue lutar por vitórias nos rallys que disputa. Por isso estranha-se esta entrega, este carro, este projecto quando não se vê retorno nenhum.

2017-Fiat-124-Abarth-Rally-Car-RGT-Video.jpg

Entendo que o objectivo fosse dar ao espectador carros diferentes, com características distintas, aumentando assim o espetáculo. Mas quando não podem competir em terra, não conseguem estar presentes em grande parte dos rallys do mundial, com as marcas, praticamente, sem olhar para este grupo. Pergunto-me até onde vale o exforço para continuar com este tipo de veículos, quando os próprios pilotos já se afastam.

Sei que existem outros carros que poderiam entrar nesta categoria, mas não são homologados para isso, como o caso do Cayman GT4 e do Nissan 370Z. Tentativas de privados a entrar com alternativas, dentro desta filosofia, mas a nível local, onde competem em diferentes terrenos, ao contrário dos R-GT "oficiais".

370z-rally-car.jpg

Não seria melhor procurar uma forma de integrar estes veículos em mais provas do WRC e do ERC? Permitindo assim que mais espectadores possam ver e pilotos competir? Promover estes carros? Porque ao continuar assim o futuro será o esquecimento, sem deixar saudade. 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub