Análise Rally Monte Carlo
Assim termina mais uma edição do Rally de Monte Carlo. Marcada por muitos problemas, com os principais pilotos a atravessarem dificuldades durante todo o fim de semana.
Mais uma vitória para Ogier que apesar de ter admitido que teve dificuldades, teve menos que outros e assim sendo consegue trazer para a M-sport um início de época ideal. Apesar de Elfyn Evans terminar em sexto e Bouffier oitavo, deixando antever dificuldades para ajudar Ogier ao longo do ano.
Os outros dois lugares do pódio foram ocupados pelos dois mais fortes pilotos da Toyota, Ott Tanak e Jari-Matti Latvala. Ott que na sua estreia consegue um segundo lugar e Latvala cumpre o que se propôs a fazer no início da época, terminar sempre no pódio. Lappi que teve sempre rápido, ocupando bons lugares, uma infelicade perto do fim leva o piloto a terminar em sétimo. Antevendo assim boas prestações para o resto do ano.
Por parte da Hyundai um rally muito difícil que se salvou o quinto lugar de Thierry Neuville depois de todos os azares. Sordo foi durante algum tempo o melhor da equipa mas uma saída de estrada ditou o fim de prova. Andreas Mikkelsen esteve sempre rápido, mas, tal como referi na antevisão da época, a mecânica volta a trair o piloto, desta vez com a correia do alternador a ceder.
Por parte da Citroën os dois pilotos a terminar no top 10, mas Meeke, quarto, no fim da prova a queixar-se muito do comportamento do carro, dizendo inclusivé que nunca sentiu a 100% como poderia agir. Breen apesar das dificuldades termina em nono, permitindo assim à equipa sair à frente da Hyundai no Mundial de Construtores.
De realçar ainda Jan Kopecký vencedor no WRC2, e décimo à geral demonstrando bem as dificuldades dos pilotos da frente. Kalle Rovanperä, o jovem que demonstra cada vez mais o seu valor, termina em segundo nos R5, sendo um dos pilotos a obversar com mais atenção em 2018.
Um última curiosidade, na especial número 9, um Fiat 124 Abarth ficou em quarto, à frente de WRC oficiais. Um facto de realçar visto que se trata de um veículo em inferioridade perante os demais.
Um Monte Carlo que representa bem o que é esta prova, cheia de armadilhas, até para os mais experientes. Se continuar assim o Mundial temos espetaculo garantido para 2018, segue-se a Suecia com os seus bancos de neve que podem terminar um rally num instante. E a contagem decrescente continua para o Melhor Rally do Mundo....Portugal.