Análise Rally Suécia
E assim terminou a segunda prova do WRC de 2018. O Rally da Suécia que foi marcado por muita neve mas também por alguma controvérsia.
Thierry Neuville consegue assim a sua primeira vitória da época num rally em que assumiu a liderança na terceira especial para não mais a largar. Um rally em que a equipa Hyundai consegue um bom resultado com Andreas Mikkelsen em terceiro e Hayden Paddon em 5º. Conseguindo assim passar para o primeiro lugar no campeonato de construtores.
A Citroën consegue um segundo lugar por Craig Breen e com o estreante Mads Østberg a conseguir o sexto lugar. Novamente, à vista do que aconteceu em Monte Carlo, dois carros no top 10. Kris Meeke desistiu no fim do rally. Mantendo assim o terceiro lugar no campeonato de construtores.
Por parte da Toyota esperava-se mais de todos os pilotos, queixando-se o Chefe de equipa de um mau posicionamento na estrada, impedindo assim melhor resultado. Esapekka Lappi consegue um quarto lugar mas Jari-Matti Latvala e Ott Tänak não passaram do sétimo e nono lugar respectivamente. A equipa ocupa actualmente o segundo lugar nos construtores.
Por fim a M-sport, um rally para esquecer, onde Sébastien Ogier não passou do décimo lugar, queixando-se da ordem de partida, da limpeza das estradas mas também dos clássicos que efecturam passagens na especiais durante os dias de prova. Mas não ficou por aqui a situação, pois Ogier e Elfyn Evans penalisaram à entrada da última especial para que no rally do México possam ter vantagem na ordem de partida. Não sabemos se realmente será uma boa decisão, mas o futuro dirá. Assim sendo, Teemu Suninen foi o melhor piloto em oitavo e Evans a terminar em décimo-quarto. A equipa caiu para o último lugar do mundial de construtores.
Realmente um Raly muito difícil que deixou o WRC bem diferente do que estava, dando ainda mais interesse ao próximo evento. Assim termina o evento mais gélido do ano, mais próximo ficamos do melhor rally do Mundo....Portugal.