AP4
Trata-se dos regulamentos útilizados no campeonato da Nova Zelândia mas que já chegaram a outros locais. O regulamento segue um princípio simples, permitir que as equipas locais possam desenvolver o seu próprio veículo.
Um pouco à imagem dos actuais R5, assim foram escolhidos os alicerces para esta nova categoria nacional. O motor terá que ser um 1.6L turbo, não sendo o que o construtor usa no seu programa oficial, podendo inclusivé ser derivado de um 1.8L como acontece com o Toyota AP4.
Assim, conseguiu-se de uma forma mas acessível, que o nível competitivo aumentasse, fazendo surgir carros diferentes, dando a entender que se o construtor criasse uma equipa oficial seria talvez este um caminho.
Como referido anteriormente o motor é um 1.6L turbo, 4WD e caixa sequencial. Os veículos variam desde um Yaris, I20 ou um Mazda. Talvez o mais peculiar será o Holden, uma marca que não ouvimos muito pela Europa.
Deixa assim na imaginação de cada um de nós como o WRC deveria ser, com carros e construtores diferentes. Talvez um dia possamos voltar a essa liberdade de regulamentos.