Grupo A
Depois do cancelamento, em 1986, dos Grupo B e S, os A tornaram-se no expoente máximo do mundo dos rallys, assim sendo, os construtores foram evoluindo cada vez os seus carros, ao ponto de ultrapassarem as performances dos Grupo B.
No seu primeiro ano, 1987, foram alguns dos mais fracos carros que competiram, com o Delta 4WD a dominar e a sagrar-se campeão, o primeiro desta categoria. Mas não foi por aqui que a história parou, as marcas nipónicas começaram uma contra-ofensiva que levou à criação de alguns dos mais míticos carros de sempre. Um desses casos é o Toyota Celica ou o Subaru Impreza.
Mas para a homologação teriam que ser cumpridos alguns requesitos, um deles era a contrução de 5000 unidades de estrada, em 1993 foi alterado para 2.500, contudo as características técnicas escolhidas nestas unidades teriam de ser as mesmas das unidades de competição, isto é, o motor teria que ser o mesmo (número de cilindros, diposição do motor, etc) mas também como a tramissão, assim o modelo para o público teria igualmente 4WD.
Sendo substituídos em 1997 pelos WRC, foi o último regulamento a exigir veículos de homologação. Algumas equipas puderam assim sugir e impor-se no mundial, mas sem dúvida que ainda hoje são desejados e recordados. O último modelo a correr no WRC com homologação de Gr. A foi o Lancer Evo VI.
Talvez a história não olha para esta época com o respeito que devia, mas é tempo de colocarmos esta categoria ao nível das melhores do WRC.