Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kit d'Unhas

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

O Escort Esquecido

Uma das construtoras com mais presenças no mundial é a Ford, apesar de não se refletir em títulos. Mas também esta equipa teve veículos que não chegaram a competir. Um desses casos é o Escort RS 1700T.

BtON7j5CEAEaqNf.jpg

Como sabemos, 1983 foi uma época memorável para o WRC, com a Martini Lancia a tempo inteiro, a mudança do Ascona para o Manta na Opel e a Audi a evoluir ainda mais o Quattro. A resposta da Ford foi modificar o Escort MKIII para o regulamento de Gr.B. 

Uma das principais mudanças foi a tração traseira, quando a gama normal era toda tração dianteira. O motor escolhido foi o 1700 turbo, completamente novo, para conseguir produzir cerca de 350cv de pontência. A carroçaria distinguia-se facilmente dos restantes, pois sofreu muitas alterações.

EscortRS1700Tcutaway.jpg

Testes realizados, inclusivé em Portugal, com Ari Vatanen ao volante do carro que demonstrava andamento para um ano que viria a ser muito competitivo. Mas uma decisão por parte dos superiores, cancelou o projecto, que mudou muito a história do WRC. Vatanen fica sem equipa, indo mais tarde para a Peugeot. No ano de 1983 um carro de 2 rodas motrizes foi campeão, por isso nunca ficaremos a saber o que este Escort poderia ter alcançado.

7.jpg

Existe um exemplar, da versão de estrada, na coleção privada de Malcolm Wilson. Distingue-se pela sua cor azul.

218a9192568f955e498f9065560630d4.jpg

 

Mais um carro que ficará na história por um dos piores motivos, o de nunca ter corrido.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D