Porque Não Compressor?
Nas regras actuais conseguiu-se mais potência, como não se via à vários anos. Algo que continua sem se perceber é a restrição de alguns componentes mecânicos que poderiam facilmente dar outro interesse à modalidade.
Um desses componentes é o turbo, obriga-se os construtores a útilizar um e nada mais. Porque não permitir a utilização de um compressor volumétrico?
Uma questão que não vejo ser debatia, nem sequer posta em causa. Os construtores muitas vezes não utilizam turbos nos seus carros para o público, ou pior que isso, o caso da Toyota que ao criar uma versão mais desportiva do Yaris utilizou esta alternativa de sobrealimentação.
O funcionamento é muito simples, um compressor que ligado directamente ao motor, não utilizando os gases de escape, permite uma resposta muito mais imediata e desde baixos regimes. Dando essa opção aos construtores, seriam estes a escolher, cada sistema tem as suas virtudes e desvantagens, mas quem escolhia era a equipa.
Dando esta opção poderiamos ver diferenças em certos modelos, criando assim mais uma variavel tornando o resultado final de cada rally ainda mais imprevisivel.
No passado já aconteceu, esperemos que no futuro se possa voltar a repetir.