Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kit d'Unhas

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Proton Putra WRC

Recentemente vimos 2 projectos da VW que não chegaram a correr no Mundial de Rallys, mas não são só os grandes construtores que se veêm envolvidos nesse tipo de situações. A Proton também teve uma história destas, refiro-me do Putra WRC.

putrawrc-2.jpg

Um veículo baseado no Mitsubishi Lancer mas redesenhado, inclusivé com uma versão coupé, que foi a escolhida. Com a falta de experiência neste tipo de modalidade e, ainda com a agravante que em 1997 estavamos perante novos regulamentos, a Prodrive foi o auxílio que a marca, oriunda da Malásia, necessitava para o desenvolvimento do novo WRC.

1999_Proton_Putra_1.8_EXi_DOHC_in_Cyberjaya,_Malay

O motor escolhido veio da Mitsubishi: 2.0L turbo (não era o do Lancer Evo) com caixa sequencial de 6 velocidades e 4 rodas motrizes, tudo apontava para um óptimo veículo. A carroçaria foi alterada para aguentar todas as exigências do WRC, estando a preparadora inglesa encarregue dessa tarefa. Visualmente muito fazia lembrar o lendário Subaru Impreza GC WRC 97, que por si só contribuía para o sucesso deste projecto.

7c0f0e2f11a91878e920109b601b7823.jpg

No momento em que o Putra iria iniciar os testes, "ordens superiores" cancelam tudo, sem qualquer tipo de explicação, deixando assim um carro pronto mas com 0 km. Durante muito tempo a Proton negou a existência de tal veículo mas imagens que foram registadas na altura demonstram um carro adequado à competição.

7e0a905e767261ce277f6650a9b3c433.jpg

 

Mais um exemplo de como um bom projecto no papel, não significa que alguma vez chegará a ver a luz do dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D