Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kit d'Unhas

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Saab 99 Turbo

Um carro que ficará sempre na história do WRC, o primeiro veículo turbo a ganhar uma prova. Ainda mais num terreno difícil como a Suécia de 1979.

1216_saab_99.jpg

A Saab infelizmente já não existe como um construtor comum, como já foi, o estado de falência levou a que investidores adquirissem a marca, mas a sua representação na Europa acabou por desaparecer.

Mas este construtor deixou alguns marcos históricos, a robustez e segurança foram talvez os mais famosos nos seus carros de estrada. Em competição, nomeadamente em rallys, a não necessidade de Roll Cage (usava pois o regulamento assim o obrigava) pela concepção que a própria estrutura do carro apresentava e o facto de ter útilizado um motor turbo.

1979 3 rally1979_clip_image008.jpg

Assim sendo em 1979 Stig Blomqvist, especialista neste terreno, consegue na Suécia a primeira vitória de um veículo turbo. Trata-se do Saab 99 de gr4 que ainda hoje é recordado como um dos melhores carros que a contrutora fabricou.

Apresentando um motor 2.0L Turbo, tração dianteira, cerca de 270cv, 1080kg e contra carros como Ford Escort RS1800 ou Fiat 131 Abarth, Blomqvist consegue a única vitóra do carro sueco no WRC.

saab-rally1.jpg

Mais um exemplo daquilo que, o regulamento permitindo, os construtores podem criar e ganhar apesar de o carro ser muito diferente dos adversários ou do que é considerado "normal". Espermos que no futuro possamos voltar a ver a Saab nas estradas públicas, pois em rallys não voltará a acontecer.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D