Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Kit d'Unhas

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Segurança dos Rallys

Muito mudou desde o primeiro rally, os carros, as equipas, a velocidade... mas algo não mudou, os espectadores. Ao longo do tempo a segurança foi sempre puxada aos limites para garantir o bem estar de todos. A década de 80 viu o pior a acontecer, acidentes trágicos.

Nos dias de hoje vivemos talvez a fase mais segura de sempre com acidentes violentíssimos mas sem qualquer tipo de fatalidades. Refiro-me à organização dos eventos. O público pode apreciar a prova sem as loucuras de antigamente, onde nem se conseguia ver a estrada.

rali-de-portugal1.jpg

Contudo o que mais se deve salientar é que muitas das medidas poderiam ter sido tomadas mais cedo. Evitando assim tragédias que aconteceram, talvez a mais famosa em Portugal tenha sido o fatídico acidente de Sintra (ainda hoje não se sabe o número certo de vitímas).

Mas pensando na forma em que hoje é aceitável um evento do WRC, esse acidente poderia ter sido facilmente evitado, não me refiro aqui a tecnologias ou de evoluções de Sec. XXI, mas sim de uma atenta distribuição do público e o tratamento prévio das estradas, tal como aconteceu nas últimas edições do rally de Portugal.

A minha convicção é que com planeamento e medidas de segurança tomadas a tempo, os Grupo B poderiam não ter sido tão efêmeros. As organizações enccontravam-se à altura dos eventos e não o contrário, levando ao que todos sabemos.

Rally.jpg

 

Assim sendo, acredito que mantendo estes níveis de segurança os carros podem evoluir para algo mais extremo, sem vermos os incidentes negros do passado.

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D