Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Kit d'Unhas

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

Porque o kit d'unhas não se compra. Crítica ao mundo rally.

VW Golf A59

Recentemente vimos o projecto do Polo R WRC 2017 a ser repentinamente cancelado, mas este não é a primeira vez que tal acontece neste construtor. Falo do Golf A59, a máquina criada para destronar o famoso Lancia Delta HF Integrale do trono do WRC.

maxresdefault.jpg

Em 1992, a VW juntou-se com a Schmidt Motorsport para iniciarem a construção de um carro de Rally de Grupo A, baseado então no Golf III. Este projecto tinha como antecedente o Golf II Rallye, carro de 4 rodas motrizes mas que o motor não estava ao nível da concorrência (1.8L sobrealimentado) e que mesmo com o apoio da uma equipa oficial nunca apresentou os níveis de competitividade desejados.

18taog67yfaqcjpg.jpg

Assim sendo a nova "arma", baseada no mk III, foi pensada para ser uma resposta séria às exigências do Mundial. Começando logo pelo motor, um 2.0L turbo completamente novo, não baseado no GTI, para conseguir retirar toda a potência necessária para a competição.

De seguida um novo sistema de tração às 4 rodas, muito próximo daquilo que viria a ser utilizado no R32. A carroçaria foi toda trabalhada e preparada, utilizando inclusivé kevlar e carbono. Estas escolhas tinham tudo para dar certo, mas durante o seu desenvolvimento (finais de 1992 e ao longo de 1993) foram construídos somente 2 protótipos. Em 1994, a VW cancelou o projecto. Ainda hoje não se sabe o porquê, mas a obrigação de produzir 2500 unidades para homologação, poderá ser uma explicação para o sucedido.

volkswagen-golf-a59-10.jpg

 

Seria sem dúvida uma máquina letal, se tivesse competido estaria hoje na memória dos fãs como um Lancia, Ford ou Toyota. Não sei se teria ganho tanto como os mencionados mas que nos deixa a perguntar até onde podia ter ido... isso ninguém pode negar.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D