World Rally Cars 2017
Fez no Rally de Monte Carlo, de 2018, um ano desde a aparição destes novos carros. Muito se discutiu em torno do que poderiam vir a ser, potência, motores e inclusivé o tipo de carro utilizado.
Debateu-se custos, manutenção de equipas, mas a realidade é esta: os novos regulamentos não trouxeram ninguém novo ao mundial (a Toyota anunciou a sua entrada antes das regras estarem sequer divulgadas).
Mas a FIA, no desenvolvimento do regulamento, afirmou que teria estado em conversações com as equipas presentes no mundial, mas tambem com ex-campeãs, para um possível regresso à competição. Como sabemos muitos construtores que saíram, deixaram saudades e fãs à espera, dolorosamente, pelo seu regresso.
Até a esta data não se verificou qualquer tipo de entrada de uma nova equipa. Não se entende como é possivel, depois de novos regulamentos, que todos elogiaram, mas que de fora não trouxeram ninguém, que ex-campeões foram solicitados a dar a sua opinião, mas que não se veja, na prática, nenhum anúncio.
Como falei ateriormente, a Subaru já deu a entender que não faz parte dos seus planos entrar no WRC, mas a situção mantêm-se, onde estão, então, os outros campeões?
Não sabemos de mais nenhuma entidade que possa estar sequer interessada. E seria parte obrigação, parte dever, que a FIA abordasse este assunto, para continuar com o ímpeto que estes novos carros trouxeram, nunca vimos, nestes tempos recentes, uma tão grande aproximação à modalidade. Formas de divulgação como nunca tivemos, falta agora trazer os "grande tubarões" de volta para então aí sim, ter o que merece este WRC.
Questiono apenas o porquê de não se ver por parte das entidades que regulam a modalidade de intervirem de qualquer forma, demonstrando ao público que a vontade é essa mesmo, mais equipas no topo. Poderá ser 2018 o ano do anúncio de mais uma equipa...? Esperemos.